Marcadores

A BOSSA NOVA: " A NOITE DO AMOR, DO SORRISO E DA FLOR"






A Bossa Nova é um subgênero musical surgido na segunda metade dos anos cinquenta em contraposição aos antigos e “quadrados” boleros e sambas-canções que falavam de encontros e desencontros amorosos. O movimento bossa nova ficou associado ao modelo de crescimento urbano brasileiro impulsionado pela fase desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitscheck, cujo lema de governo era fazer o Brasil crescer cinquenta anos em cinco anos.


 Tendo como marco mais importante do seu governo a construção de Brasília, a nova capital federal inaugurada em 1961, no planalto central, e a construção das grandes estradas e rodovias do País e a implantação da indústria automobilística na cidade de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo.


 A bossa nova representava o novo, o moderno, um estilo de vida, um estado de espírito. As suas composições com letras alegres, mais próximas da realidade, do cotidiano, e as melodias mais leves descompromissadas, com um jeito novo de cantar e tocar violão, com uma batida diferente. O marco inicial da bossa nova foi em 1958, com o lançamento do disco do violonista baiano João Gilberto contendo as canções “Chega de Saudade” de Tom Jobim e Vinícius de Morais e Bim Bom de autoria do próprio João Gilberto.


 Antes do lançamento do compacto simples, pelo cantor João Gilberto, um grupo de rapazes da classe média carioca reunia-se no apartamento da Avenida Atlântica, em Copacabana, onde morava a futura musa da bossa nova, a cantora Nara Leão, para ouvir e fazer músicas. 


Nestes encontros realizados na zona sul carioca, no apartamento dos pais da Nara, participavam os novos compositores da música brasileira, Billy Branco, Roberto Menescal, Carlos Lira, Sergio Ricardo, Chico Feitosa, Ronaldo Bôscoli, João Gilberto e Luiz Carlos Vinhas. 


“O produtor cultural e compositor Nelson Mota, conta em seu livro “Noites Tropicais” que assistiu ao show na faculdade de arquitetura, na praia vermelha, no Rio de Janeiro, onde João Gilberto lançou o seu segundo LP “ O amor, o sorriso e a flor”. 


Na abertura do show, durante a apresentação da cantora Silvinha Teles, que interpretou a canção “ Eu preciso de você” de autoria dos compositores Tom Jobim e Aluisio de Oliveira, quando as janelas do segundo andar  que ficava por trás do palco se abriram, aparecia uma bandeira desfraldada com as palavras: “ A Noite” “do amor” “do sorriso” “ e da flor”.


 Neste show também se apresentaram a atriz e cantora Norma Bengell, Nara Leão, Dori e Nana Caími, Luiz Carlos Vinhas, Roberto Feitosa, Pedrinho Matar, Johnny Alf e Caetano Zama.


 O show foi dirigido e apresentado por Ronaldo Bôscoli que apresentou também os cantores populares da gravadora Odeom, o trio Iraquitam, a sambista Elza Soares e o cantor Pernambucano Normando Santos,  que interpretou “Jura de Pombo,” uma parceria de Roberto Menescal com Ronaldo Boscoli 


Escrito por Cláudio Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário