TÚNEL DA ABOLIÇÃO DEVE FICAR PRONTO ANTES DA COPA
As chuvas de terça-feira atrasaram em dez dias a obra viária que faz parte do Corredor Leste-Oeste
Da editoria de Cidades
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
As fortes chuvas da última
terça-feira (22) provocaram novo atraso nas obras do Túnel da Abolição,
na Madalena, Zona Oeste do Recife. O equipamento faz parte do projeto do
corredor de BRT (ônibus de trânsito rápido) Leste-Oeste e foi tomado
pelas águas, que danificaram duas máquinas utilizadas no serviço e
precisarão ser consertadas. A previsão é de atraso de dez dias no prazo
de sua conclusão, passando do final de maio para início de junho, antes
dos jogos da Copa do Mundo. Já a operação experimental do BRT está
mantida para o dia 17 de maio, de acordo com a Secretaria Estadual das
Cidades.
“O corredor exclusivo independe do
túnel, pois passará sobre ele. Queremos que o túnel fique pronto antes
da Copa para dar maior fluidez ao tráfego da Avenida Caxangá e Rua José
Osório, mas o cronograma operacional do sistema é o mesmo, não há
qualquer prejuízo para o mesmo”, explica o secretário das Cidades,
Evandro Avelar.
Ontem, foi necessário utilizar uma
máquina de sucção para retirar a água acumulada no local. “Com as chuvas
do porte da que tivemos, o alagamento era inevitável, pois o túnel
ainda não tem sistema de bombeamento de água. Mas quando for concluído,
contará com um sistema sofisticado que vai triturar e jogar fora o lixo
que puxar, evitando entupimentos”, informa Avelar.
A previsão inicial de conclusão do túnel
era janeiro, mas entraves com desapropriações e liberações técnicas vêm
empurrando o cronograma da obra, orçada em R$ 16 milhões. Quem mora,
tem comércio ou passa pela área reclama da demora e das dificuldades de
tráfego.
A passagem subterrânea, de 287 metros de
extensão, deve otimizar um dos principais pontos de retenção do
corredor Caxangá-Benfica, elevando a capacidade viária do cruzamento da
Rua Benfica com a Real da Torre de 4.620 veículos por hora para 8.250
veículos por hora.
O Corredor Leste-Oeste começa a ser
operado por uma linha expressa de BRT entre o Terminal Integrado de
Camaragibe e o Derby, no dia 17 de maio. No dia 7 de junho, a operação
será ampliada até a Avenida Guararapes, no Centro do Recife. “Os ônibus
vão trafegar no corredor exclusivo, mas sem parar, porque as estações
ainda estarão em obras. Quem precisar descer no percurso vai dispor dos
coletivos convencionais, que serão retirados do corredor
gradativamente”, esclarece. Os BRTs têm ar-condicionado, são mais
confortáveis e transportam maior número de usuários.
As estações serão climatizadas,
indicarão a proximidade das linhas e terão acesso em nível aos degraus
dos ônibus. Na Avenida Conde da Boa Vista, o governo investiu R$ 1,9
milhão em paradas provisórias, enquanto aguarda projeto municipal para
ordenamento da via
Fonte: Jornal do Comercio
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