Marcadores

CULTURA: POETA PERNAMBUCANO MANUEL BANDEIRA É HOMENAGEADO EM RECIFE

Manuel Bandeira é celebrado com filmes e poesia no Recife

Pernambucano nasceu em 19 de abril e é homenageado até sexta (25).
Recitais e palestras também marcam a comemoração do aniversário.

Do G1 PE
Comente agora
Circuito da Poesia - Manuel Bandeira - Rua da Aurora - Recife (Foto: Fabíola Blah / G1) 

 Manuel Bandeira é homenageado em sua cidade-natal
(Foto: Fabíola Blah / G1)

Para celebrar o aniversário do poeta pernambucano Manuel Bandeira,  foi preparada uma programação especial no Espaço Pasárgada – antiga morada do escritor – na Rua da União, na Boa Vista, centro do Recife. Até esta sexta-feira (25), recitais, palestra e ações especiais vão provocar reflexões sobre a poesia contemporânea, em especial a de Pernambuco. Manuel Bandeira nasceu em 19 de abril de 1886, no Recife.

Na quinta-feira (24), das 14h30 às 16h30, será realizado o ciclo de palestras "Manuel Bandeira Vida e Obra". Com mediação de Carlezio Monteiro, aspectos relevantes da obra do pernambucano serão debatidos com os professores André Cervynskis e Teca Carlos, além do poeta Almir Castro Barros.

Também na quinta, a partir das 19h30 serão exibidos os curtas "Poeta urbano", de Antônio Carrilho; o inédito "Jomard em 10 minutos", de Jomard Muniz de Brito, com edição de trechos do filme "JMB - O famigerado", de Luci Alcântara; "Miró: preto pobre, poeta e periférico", de Wilson Freire, que descortina o original Miró da Muribeca; e "O poeta do castelo", filme de 1959, do diretor Joaquim Pedro de Andrade, que traz Bandeira declamando seus versos. Após a exibição dos curtas, será realizado um debate com as presenças de Antônio Carrilho, Wilson Freire e Jomard Muniz de Brito.

O encerramento, na sexta, terá uma apresentação especial para alunos com deficiência auditiva que fazem parte do curso técnico profissionalizante de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) da Escola Estadual Almirante Soares Dutra e do Centro de Saúde Auditiva de Pernambuco. Com tradução simultânea em Libras, das 9h30 às 11h30, eles assistirão a um vídeo educativo sobre a vida e obra do poeta. Já no período da tarde, das 14h30 às 16h30, acontece um recital, em Libras, com poemas de Manuel Bandeira.

A partir das 19h30 da sexta, um grande recital, com microfone aberto para poetas, atores, declamadores e público em geral marcará o fim das celebrações.

Confira abaixo a programação:
Quinta (24/4)
- 9h às 17h | Escambo de Livros Especial - Projeto da Coordenadoria de Literatura, que promove a troca de livros;
- 14h30 às 16h30 | Ciclo de Palestras Manuel Bandeira Vida e Obra - André Cervynskis, Teca Carlos e Almir Castro Barros, com mediação de Carlezio Monteiro;
- 19h30 | Cine Pasárgada Especial com os curta-metragens:
"Poeta urbano", de Antônio Carrilho (ficção)
"Miró: preto, pobre, poeta e periférico",  de Wilson Freire (documentário)
"Jomard em 10 minutos" de Jomard Muniz de Brito (documentário)
"O poeta do castelo" de Joaquim Pedro de Andrade (documentário)
Após a apresentação dos filmes teremos debate com a presença dos realizadores Antônio Carrilho, Wilson Freire e Jomard Muniz de Brito.

Sexta (25/4)
- 9h30 às 11h30 | Aula Especial para alunos deficientes auditivos, com tradução em libras realizada por alunos concluintes do curso técnico profissionalizante da Escola Estadual Almirante Soares Dutra e do Centro de Saúde Auditiva de Pernambuco - SUVAG. Ao final da aula haverá recital em libras dos poemas de Manuel Bandeira;
- 19h30 |  Recital "Poesia em Pasárgada", com microfone aberto para os poetas e atores-declamadores fazendo intervenções com poemas de Manuel Bandeira

Serviço:
Semana Manuel Bandeira
Até sexta-feira (25)
Espaço Pasárgada - Rua da União, 263, Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário