Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano entra em
teste no dia 4 de abril. Essa é a data que o governo do Estado está
trabalhando para o início da operação-teste dos Corredores Norte-Sul –
que liga o município de Igarassu, no extremo Norte da Região
Metropolitana, ao Centro do Recife -, e Leste-Oeste, interligando a Zona
Oeste à área central da capital. Ainda não será a operação comercial.
Serão apenas testes, sem o transporte de passageiros. A população só
poderá experimentar o novo sistema, que se propõe a ser uma espécie de
metrô sobre rodas, a partir de 17 de maio, se tudo der certo.
Ainda há muito para ser feito nos projetos e quem circula pelos dois
corredores duvida que o tempo seja suficiente para os planos do governo
do Estado. Mas essas são as datas apontadas oficialmente pelo Grande
Recife Consórcio de Transporte. “A primeira data trabalhada era o dia 29
de março, mas dependemos da chegada dos veículos BRT, que foram
comprados pelos operadores e estão sendo finalizados. Por isso temos
como opção o dia 4”, diz o presidente do Grande Recife Consórcio, Nelson
Menezes. Os BRTs comprados pelos futuros operadores dos corredores –
Conorte (empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur) no Norte-Sul e
Mobibrasil (Rodoviária Metropolitana) no Leste-Oeste – estão sendo
finalizados e devem chegar ao Estado no fim de março.
O dia 4 de abril é uma sexta-feira. Geralmente, testes e início de
operação de sistemas de transporte ou alterações de trânsito são
realizadas aos sábados, dias em que a demanda de passageiros e o volume
de tráfego é menor, facilitando a observação dos ajustes necessários.
Mas, segundo explicação do Grande Recife Consórcio, a estreia do BRT
será feita apenas à noite nos dias úteis porque ele irá circular nos
corredores exclusivos e não atrapalhará a operação de outras linhas. “Os
testes começarão à noite. Apenas nos fins de semana é que faremos
durante o dia. Por isso não irá interferir. Mas o início da operação com
passageiros está prevista para um dia de sábado”, argumenta Nelson
Menezes.
Os dois corredores começam a operar em teste juntos, em trechos
pequenos. A operação comercial (com passageiros) também. O Norte-Sul
será testado entre o Terminal Integrado da PE-15 e o Centro do Recife.
Já o Leste-Oeste começará entre a BR-101, a partir do Terminal Integrado
da 4ª Perimetral, e o Derby. O objetivo dos testes será,
principalmente, treinar os motoristas para realizar a acoplagem dos BRTs
às estações de embarque e desembarque. “Esse é o grande desafio porque
eles precisam parar os veículos da forma correta, que as portas
coincidam com as portas das estações. Caso contrário, elas não abrem.
Também precisam parar rentes à estação para que o embarque seja em
nível”, explica o presidente do Grande Recife. As estações e os BRTs têm
quatro portas e o local exato da acoplagem é indicado por marcações. Ao
mesmo tempo em que os motoristas serão treinados, o funcionamento das
estações também será verificado.
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Veja como é por dentro a estação do BRT pernambucano:
Fonte: Jornal do Comercio
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